Terapia para adultos

Freud em sua obra O Mal estar da civilização, escrita em 1929 (publicada em 1930) destaca três fontes de sofrimento que ameaçam o ser humano: o poder devastador e implacável das forças da natureza, a ameaça de deterioração e decadência que vem de nosso próprio corpo, e o sofrimento advindo das relações entre os humanos. Nos dias atuais, em pleno século XXI, esse texto é ainda muito atual, se pensarmos no recente sofrimento imposto à população mundial pela pandemia do coronavírus, que causou milhares de mortes no mundo todo. Ademais, apesar do crescente desenvolvimento científico, ainda temos doenças incuráveis que causam dor e sofrimento ao ser humano, tais como alguns tipos de câncer, lúpus, hipertensão e diabetes Tipo 2.

Por fim, hoje vivemos na era da pós-modernidade e podemos perceber que os relacionamentos humanos ficaram ainda mais complexos, pois foram fortemente afetados pelo impacto do surgimento de novas tecnologias e também pelo enfraquecimento das instituições. Desse modo, pode-se dizer que as relações humanas são hoje uma das maiores fontes de sofrimento para as pessoas em geral. Se você possui transtornos de ansiedade, fobia social, depressão ou outros sintomas que estejam afetando a sua qualidade de vida e os seus relacionamentos interpessoais, procure ajuda. Agende uma consulta.

Fonte: 1930 [1929]) O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996

Open chat
Olá, aqui é a Psi Mirele, como posso te ajudar?